segunda-feira, 31 de maio de 2010




INTERPAZ


Valores Humanos para Vida Diálogo Inter-Religioso e
Interétnico
  








Exercendo a cidadania através do compartilhamento das melhores práticas promovidas pelas Tradições Religiosas e Etnias, respeitando a Educação em Valores Humanos e a Cultura da Paz.





                                                                
        




A INTERPAZ




É uma rede estruturada de laços entre instituições do sistema social, seus princípios baseiam-se na conversão, afeto, amizade, troca de informações ou quaisquer outras formas que constituem a base de um relacionamento. Este relacionamento é inerente às atividades humanas.

As redes sociais são elos que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder. È um padrão organizacional capaz de expressar, em suas relações, as idéias políticas e econômicas inovadoras, nascidas do desejo de resolver problemas atuais. A manifestação da diversidade cultural, a tradução em padrão organizado de uma nova forma de conhecer, pensar e fazer política social. Dando surgimento e segmento a novos valores, pensamentos e atitudes – um novo balanço nas relações entre a tendência auto-afirmativa e competitiva predominante, hoje e integrativa e colaborativa que muitos vêem como a tônica das sociedades do futuro.



Katja Bastos
Presidente da INTERPAZ
Delegada Nacional da Etnia Cigana
César Bastos
Coordenador


O Centro de Referência Contra a Discriminação Religiosa - CRDR atua como agente multiplicador do diálogo Inter-Religioso e Inter-étnico, promovendo a cooperação inter-religiosa, a liberdade de crença e a Cultura da Paz.

Na Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em junho de 2005, as lideranças religiosas e étnicas (representantes da Rede INTERPAZ) reuniram-se para organizar o Conselho Consultivo do Diálogo Inter-Religioso e Inter–Étnico do CRDR/INTERPAZ e estabelecer um canal de diálogo permanente para combater todas as formas de intolerância, para elaborar em conjunto com as etnias negra, povos indígenas, ciganos, tradições religiosas, muçulmanas, judias, etc., material didático-pedagógico para promover o diálogo Interétnico e Inter Religioso. A Rede INTERPAZ acredita que, na teoria o combate a intolerância religiosa já concluiu o seu papel, agora é o momento de partir para ações práticas através da promoção do diálogo inter religioso e interétnico.

A INTERPAZ/CRDR está à disposição para atendimento permanente nas questões de discriminação religiosa intermediando os conflitos  compartilhando a Educação em Valores Humanos  no telefone (021)22730304 ou no BLOG – INTERPAZ.

No primeiro semestre de 2006 participou como organizador e realizador de diversos encontros e seminários acerca de Direitos Humanos, Políticas Públicas e Diversidade Religiosa e Étnica. Elaborou e distribuiu a “Cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos”, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Finalizou o documento “Carta do Rio”, produto do “Painel Diversidade Religiosa e Étnica”, em parceria com a SEJCON e SEDH/RJ, onde coordenou a participação das diversas etnias e religiões na elaboração dos Calendários dos Direitos Humanos, Inter-Religioso e Inter-Étnico de 2007 – 2008 -2009.



INTERPAZ/CRDR – Estrada da Pedra 4700 Guaratiba/RJ
ciganakatja@gmail.com

Um comentário:

  1. Saudades da Tribo Cósmica , beijos a todos os amigos
    Dalva Mansur

    ResponderExcluir