sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Tradição Religiosa da Encantaria no Brasil




Na cultura popular brasileira, a crença em Encantaria é muito difundida! Encantados são seres ligados à Natureza, semi-humanos, ou que viveram entre nós e desapareceram misteriosamente; passando a viver nas Encantarias; da Mata, do Mar ou dos Rios. Entre os Encantados que se manifestam na Encantaria, uns pertencem a Encantaria Africana - os Voduns - e outros a Encantaria Brasileira, como a Cabocla Mariana da Turquia (São Paulo), o Mestre Boto (Pará), a Mestra Elusiária do Catimbó (Pernambuco), a Mestra Rainha Cigana do Povo do Oriente (Rio de Janeiro) e inúmeros outros.
Os Encantados são seres invisíveis, que se comunicam conosco em sonhos; incorporados em médiuns ou mesmo aparecem intuitivamente para alguns privilegiados.Por ser uma Tradição Religiosa oral, seus fundamentos litúrgicos são transmitidos através da Linguagem Simbólica manifestada na interpretação das Cartas do Tarot Cigano. Principalmente para os que receberam o chamado da espiritualidade para a preservação da Natureza e para compartilhar a Luz do Conhecimento com todos e todas que dele necessitem.
Entre os Encantados das Águas, muitos navegam nas “duas águas”. As fronteiras entre água salgada, os céus, água doce, a mata; não são absolutas, pois além de existir terra sob as águas e na beira da água, existem pedras e bancos de areia dentro dos rios e mares. A mata é cortada por rios e estes correm para o mar, onde Entidades Espirituais de domínios diferenciados podem compartilhar as energias vibrando em harmonia.
Outra explicação para o grande entrosamento existente entre os domínios da Encantaria é o alto índice de sincretismo existente em Templos e Terreiros abertos por curadores que se tornaram umbandista ou candomblecistas. Nos terreiros de curadores, a religião é muito ligada as práticas terapêuticas visando o equilíbrio do mundo material com o mundo espiritual. Hoje, muitos Terreiros e Templos de Encantaria, abertos por entidades não africanas, realizam pelo menos uma vez por mês o Ritual da Encantaria do Povo do Oriente de Cura - aberto ao publico. Na Encantaria Cigana do Povo do Oriente do Templo da Trybo Cósmica é a Fogueira da Lua Cheia, aonde em vez de se louvar Voduns e Orixás (entidades africanas) são invocadas entidades afro-brasileiras: – Caboclos e Ciganos do Povo do Oriente para orientar os participantes interagindo com as pessoas através dos seus saberes sagrados.
Na Matriz do Templo da Trybo Cósmica, Entidades da Encantaria Cigana do Povo do Oriente compartilham o Espaço Sagrado com Entidades Africanas tendo como único propósito auxiliar na evolução espiritual. Contribuindo através da transmissão do conhecimento da Escola Iniciática do Tarot Cigano para que haja uma maior compreesão da responsabilidade do ser humano em relação a Mãe Natureza.

Templo da Trybo Cósmica – Encantaria Cigana - Estrada da Pedra 4.700 – RJ
Katja Bastos Sacerdotisa da Encantaria Cigana do Povo do Oriente www.trybocósmica.com.br - katja.bastos@interpaz.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário